Igrejas do Triângulo

Cintia da Silva Ribeiro,

Ediane Correa da Silva,

Ivonete Barros Brito,

Joice Cristina de Jesus,

Nádia Rúbia Pina e

 Rosenilda Oliveira Silva.

 

A Catedral da Sé

 A Catedral localiza-se na Praça da Sé, no centro da cidade de São Paulo. É um dos cinco maiores templos do mundo, construída em 10 de agosto de 1591 na pequena vila de São Paulo de Piratininga.

Igreja da Sé_2010

Igreja da Sé_1880

 

Problematizando

Observe as duas fotos e responda:

1. Descreva quais as grandes transformações ocorridas.

2. Qual o motivo dessas transformações?

A atual Igreja foi uma iniciativa de Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, sendo a obra acabada em 1967. A arquitetura foi inspirada nas catedrais medievais europeias pelo arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl. A fachada é de mosaicos, esculturas e mobiliário trazidos da  Itália. Depois de quase quatro décadas, entre 2000 e 2002 a igreja passou por um amplo restauro. O templo tem a capacidade de abrigar 8.000 pessoas e suas medidas a tornam uma das maiores igrejas do Brasil e do mundo. Na cripta, que localiza-se debaixo do altar principal, estão sepultados bispos e arcebispos de São Paulo, bem como vários personagens importantes da história do Brasil. Entre estes, o índio Tibiriça e o cacique Guaianás, que tiveram papel importante na fundação de São Paulo assim como o Regente Feijó, que foi governante do Brasil durante o Período Regencial.

Cripta_01

 

Problematizando

1. Por que as pessoas  descritas no texto acima foram sepultadas na cripta da Igreja da Sé? Qual o significado?

Igreja do Carmo

  

Igreja do Carmo_1926

igreja_carmo_2007

 

A atual igreja do Carmo está situada na rua Martiniano de Carvalho, número 114, na Bela Vista – São Paulo. Fundada por Frei Antonio Pinheiro em 1592, em terras que ficavam sobre a várzea do rio Tamanduatei, doadas por Braz Cubas. Em 1596, edificou-se o convento dos carmelitas, mais tarde foi construído um novo convento por conta da má construção da primeira arquitetura. A igreja dos carmelitas é enriquecida com pinturas de ouro e tornou-se um centro religioso muito forte no período colonial, com numerosos bens. A Basílica de Nossa Senhora do Carmo de São Paulo ou Basílica do Carmo de São Paulo foi projetada pelo arquiteto polonês Pzrembell, que soube aproveitar as obras sacras da antiga igreja do Carmo, como os dois altares e os parapeitos dos janelões. As pinturas foram feitas pelo italiano Tullio Mugnaini e as Vias Sacras por Carlos Oswald. Foi inaugurada no dia 1º de abril de 1934, domingo de Páscoa naquele ano. O arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva deu a bênção episcopal.

 

Problematizando

1. A partir da observação das imagens acima, identifique as principais mudanças ocorridas na igreja entre um período e outro.

2. Comente as influências de outros países na construção da igreja do Carmo.

Igreja São Bento

O Mosteiro de São Bento, localizado no centro da cidade de São Paulo, no Largo de São Bento, próximo ao Vale do Anhamgabaú, é um dos edifícios históricos mais importantes da capital paulista. O conjunto todo é o Mosteiro de São Bento, retiro onde os monges vivem, onde se encontram também o Colégio e Faculdade São Bento. Com a chegada dos monges  beneditinos à São Paulo em 1598 foi fundada uma pequena ermida, núcleo inicial da presença dos beneditinos na cidade e preparação para a formação do primeiro núcleo comunitário e a edificação do mosteiro. A Câmara Municipal doou, em 9 de maio de 1600, uma gleba de terra. Ao fim de 1634, as obras foram concluídas e pode ser constituída a Abadia, inicialmente a pequena capela foi dedicada a São Bento, mais tarde, a pedido do Governador da Capitania de São Vicente, D. Francisco de Sousa, foi alterado o patrono para Nossa Senhora de Montserrat. Em 1720, a capela passou a chamar-se de Nossa Senhora da Assunção, título que conserva até hoje. Em 1914, estava completo o conjunto tal como é conhecido hoje, abrigando a Basílica de Nossa Senhora da Assunção, o Mosteiro e o Colégio de São Bento.

 

Igreja São Bento_1860

igrejadesaobento 2010

Vale destacar a participação do Mosteiro de São Bento no histórico episódio que marca o primeiro grito de independência da colônia, a aclamação de Amador Bueno como rei de São Paulo. Em 2006, o Mosteiro passou por uma reforma para receber e hospedar o Papa Bento XVI, em sua visita ao Brasil em maio de 2007. O relógio do Mosteiro de São Bento, uma preciosidade mecânica de fabricação alemã, foi durante o século XX, considerado o relógio mais preciso de São Paulo. O mosteiro abriga ainda uma  biblioteca com mais de cem mil títulos, alguns bem raros, contendo 581 títulos publicados antes do século XIX, entre eles seis raros incunábulos, o mais antigo é um Novo Testamento de 1496. Tem ainda uma curiosa coleção de manuscritos minúsculos, com menos de 1 centímetro de lombada, que contém uma passagem bíblica ou uma oração. O acesso ao acervo é restrito aos monges e alunos, no entanto, pesquisadores e estudiosos podem solicitar uma permissão especial.

 

Problematizando

1. Observe as imagens e registre como as pessoas viviam.

2. Pesquise e responda:  Qual é o papel do Papa dentro da Igreja?

3. Agora que já estudamos as três Igrejas históricas de São Paulo: Catedral da Sé, Igreja do Carmo e São Bento, responda as seguintes questões:

a) Quais as semelhanças e diferenças entre as igrejas?

b) O que permanece até os dias de hoje?

 

4. Observe as imagens abaixo:

clip_image002

Triângulo das Igrejas_satélite

 a) A maquete acima representa a São Paulo colonial. Pesquise no site e obtenha maiores informações.

b) A partir da maquete e da imagem de satélite extraída do site Google Maps, descreva quais foram às transformações da paisagem.

 

GLOSSÁRIO

Catedral: Igreja episcopal ou de uma diocese.Templos.

Templo: edifício destinado ao culto de uma religião; igreja; sinagoga, mesquita, monumento em honra de uma divindade.

Arcebispo: prelado hierarquicamente superior a bispo, que dirige uma província eclesiástica.

Cripta: críptico-grota-gruta-hipogeu. Subterrâneo.

Várzea: planície cultivada nas margens de rio; campina;

Sacra: quadro com orações da missa, colocado sobre o altar no momento da missa em que se celebra o mistério da consagração do corpo e sangue de Cristo.

Parapeitos: peça geralmente de madeira que, sensivelmente à altura do peito, compõe a parte interior de uma janela e é usada como apoio pelas pessoas que nela se debruçam.

Episcopal: adjetivo uniforme referente ao bispo.

Mosteiro: casa onde vivem, em comunidade, religiosos ou religiosas; convento.

Abadia: mosteiro governado por um abade; igreja que faz parte do conjunto desse mosteiro; dignidade ou cargo de abade.

Basílica: igrejas que tem certas prerrogativas sobre as outras, salvo as catedrais; igreja católica de grandes dimensões.

Incunábulos: diz-se de, ou livro impresso nos primeiros anos da arte de imprimir até 1500.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: