Teatro Municipal

Edilaine Brittos Nhoncance,

Heloísa Sacomano de Oliveira,

Maria Cristina Bardul Endo,

Tharsila Abad Sacomano e

Rose Silva

CONTEXTO HISTÓRICO

Devido à chegada do café, a cidade de São Paulo passa por uma série de profundas transformações a partir da década de 1880. Nesse período, o número de habitantes da capital passou de 65.000 para 130.775, coma vida de imigrantes. Após a Abolição dos Escravos e a Proclamação da República, se intensificaram a chegada dos imigrantes no estado. Porém, muitos que vieram para trabalhar nas lavouras de café, acabaram migrando para a cidade de São Paulo e a concentração de moradias construídas na capital em 1887 era de 7.012 prédios e em 1895 saltou para  16.205, assim a cidade foi  crescendo e se modernizando (Monarcha p.184).

 

clip_image002 Fonte: www.brasilescola.com/upload/e/imigrantes1.jpg
clip_image003
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=50BwBM4O-dU&feature=related

Para conhecer um pouco mais a história da chegada dos imigrantes italianos em São Paulo, recomendamos a Novela Terra Nostra que foi exibida na Rede Globo entre 20 de setembro de 1999 e 3 de junho de 2000, às 21 horas.

Problematizando

  1. Você conhece a história de sua família? Pesquise a ascendência de seus pais, seus avós.

TEATRO MUNICIPAL

São Paulo ingressa numa época de modernidade, com ideais de progresso e cosmopolitismo durante as administrações dos prefeitos Antonio Prado ( 1889- 1910) e o barão Raimundo Duprat ( 1911-1914).

Durante este período é implementado na cidade os projetos dos planejadores urbanos franceses Bouvard e Cochet –“prolongam-se e alargam-se as avenidas e ruas e as várzeas pestilentas cedem lugar a parques providos de ar e luz, sol, alamedas e lagos graciosos, harmonizando-se paisagismo e arquitetura.” (Monarcha,  p. 223)

O centro da cidade ganha vida nova, um reforço enorme com a substituição dos lampiões a gás pela iluminação elétrica – branca e feérica, fornecida pela Light and Power.

Com as transformações ocorridas na cidade, houve a necessidade de criar espaços de cultura e lazer para os habitantes.

Um dos maiores exemplos de espaço cultural da época é o Teatro Municipal, uma obra neo-renascentista, que foi construída e inaugurada em 12 de setembro de 1911.

O arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi iniciaram a construção em 1903 e, após oito anos de trabalho, o Teatro Municipal foi batizado pela ópera Hamlet, de Ambroise Thomas, diante de uma multidão de 20 mil pessoas . São Paulo passa a se integrar ao roteiro internacional dos grandes espetáculos.

operarios trabalharam teatro

FONTE: ww2.prefeitura.sp.gov.br/…/asp/album_tm043.asp

 

A construção do Teatro Municipal foi considerada arrojada para a época. Recebeu influência da Ópera de Paris e sua arquitetura exterior tem traços renascentistas barrocos do século XVII. Em seu interior, exitem muitas obras de arte: Bustos, bronzes, medalhões, paredes decoradas, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores .

escadaria teatro municipal fonte: coolhunterbytonynas.blogspot.com/2009/06/teat…

 

teatro interna024_gde

fonte: ww2.prefeitura.sp.gov.br/…/asp/album_tm024.asp

 

arquitetura 2 fonte: br.olhares.com/teatro_municipal_de_sao_paulo_…
arquitetuta municipal fonte: oglobo.globo.com/…/2007/09/10/297665625.asp

Curiosidades

Estilo Neo-renascentista: Criado no século XIX, esse estilo influenciou as artes decorativas e retoma os desenhos arquitetônicos europeus do Renascimento nos séculos XV, XVI e XVII.

clip_image013Fotos de São Paulo antiga, tiradas entre 1902 e 1927, pelo fotógrafo suiço Guilherme Gaensly.
clip_image014Theatro Municipal na 2ª década do século XX, pouco antes do ajardinamento do Vale do Anhangabaú, segundo o projeto de J. A. Bouvard. (http://sempla.prefeitura.sp.gov.br/historico/1900.php)
abbbbParque do Anhangabaú em 1915, com Theatro Municipal e o Hotel Esplanada. (http://sempla.prefeitura.sp.gov.br/historico/1900.php)

 

Problematizando

  1. Quem foi Artur Ramos de Azevedo? Pesquise.
  2. Quais foram os edifícios mais importantes construídos por ele?
  3. Pesquise quais eram os programas culturais encontrados na cidade de São Paulo nas duas primeiras décadas do século XX, fora o Teatro Municipal? Atualmente pessoas frequentam os mesmos espaços culturais? Justifique.
  4. Compare as duas ultimas fotos e identifique quais mudanças ocorrem na paisagem.

Você sabia?

Que a primeira companhia de luz da cidade de São Paulo se chamava-se Light and Power e que sua sede ficava onde atualmente é o famoso prédio do Shopping Light, situado ao lado do Teatro Municipal e do Viaduto do Chá.

clip_image017 Fonte:theurbanearth.wordpress.com/…/

 

clip_image019

Fonte: www.flickr.com/photos/luizcasimiro/2366655265/

Viaduto do Chá

clip_image020

Viaduto do Chá, durante obras de reestruturação de seu leito para trânsito dos bondes elétricos, 1902. Crédito: Marc Ferrez

“Até a primeira década do século XX, o senhor comendador, o barão de Itapetininga (depois da baronesa de Itu), tinha uma chácara no Vale do Anhangabaú, região conhecida como o Morro do Chá, onde se cultivavam hortaliças e chá.

Em 1877, o engenheiro francês Jules Martin apresentou um projeto para construir um viaduto de 180 metros de extensão sobre o Vale do Anhangabaú, para realizar a ligação entre a Rua Direita (o Centro Histórico) e a Rua Barão de Itapetininga, atravessando o Morro do Chá, cuja chácara estava sendo loteada” (http://www.aprenda450anos.com.br/450anos/vila_metropole/2-3_viaduto_cha.asp)

chaObserve ao fundo do Viaduto do Chá o Teatro Municipal e o Hotel Esplanada.

 

viaduto-cha_grandeViaduto do Chá após revitalização do vale do Anhagabaú em 1991. (Fonte:sempla.prefeitura.sp.gov.br/historico/2000.php)

 

Curiosidade

A “Companhia Paulista do Viaduto do Chá” iniciou, em 1889, o projeto de estrutura metálica, de origem alemã. Inaugurado em 1892, o viaduto media 240 metros de comprimento, dos quais 180 de estrutura metálica, com 14 metros de largura.


Palco de grandes espetáculos

Pelo palco do Teatro Municipal passaram grandes nomes da cultura nacional e internacional, como Maria Callas, Enrico Caruso, Arturo Toscanini, Claudio Arau, Arthur Rubinstein, Ana Pawlova etc. Tantos nomes, tantos espetáculos e ainda o cenário do movimento que promoveu uma grande transformação cultural no Brasil: a “Semana de Arte Moderna de 22”.

Villa_Lobosfonte:professorgabrielmoraes.blogspot.com/2010/04/o…

A Semana de Arte Moderna , também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no Teatro Municipal. Cada dia da semana foi dedicado a um tema, dentre pintura, escultura, música etc. O evento marcou época ao apresentar novas idéias e conceitos artísticos, como a poesia a partir da declamação, já que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos.

Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti dentre outros.

clip_image028Mário de Andrade (sentado), Anita Malfatti (sentada, ao centro) e amigos na exposição de Zina Aita (à esquerda de Anita), em São Paulo, em 1922. As apresentações artísticas da Semana de Arte Moderna aconteceram no Theatro Municipal de São Paulo. (http://sempla.prefeitura.sp.gov.br/historico/1920.php)
clip_image029Semana da arte moderna em 1922
Programa do Primeiro dia do Festival da Semana de Arte Moderna, no Theatro Municipal
Fonte http://acervos.ims.uol.com.br/php/level.php?lang=pt&component=37&item=36

clip_image032Vista exterior do Theatro Municipal e arredores 1917 – Acervo FAU-USP. Fonte: ww2.prefeitura.sp.gov.br/…/asp/album_tm043.asp

 

RESTAURANTE 1911

Acervo FAU-USP, fonte  ww2.prefeitura.sp.gov.br/…/asp/album_tm043.asp

 

CORPO DE BAILE 1941


Uma resposta to “Teatro Municipal”

  1. Maravilhoso, é o teatro e Museu mais lindo do mundo
    Gilberto Winter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: